blog

Todos somos líderes. E podemos ser bons líderes.

Quando a palavra líder vem à mente, normalmente é associada à imagem de uma pessoa liderando a equipe, departamento, empresa ou até uma nação. Lembramos ou imaginamos alguém que nasceu com o dom da liderança ou que se preparou para ser líder e que exerce influência sobre dezenas, milhares ou até milhões de pessoas.

No entanto, venho reforçando em minhas palestras que em todos nós existe um líder. Se não na plenitude que imaginamos, ao menos, em determinadas circunstâncias ou atitudes, seja em caráter estritamente pessoal, na família, na rua, na escola, na empresa, em qualquer lugar. Diante dos fatos que se apresentam ao longo de nossas vidas, somos líderes de nossos pensamentos, que refletem em nosso comportamento. Temos atitudes de líder diante de nossos desejos e até vícios, quando decidimos alimentar ou aplacar as nossas vontades.

Somos líderes ao construirmos o nosso caráter e quando fazemos dos valores escolhidos os princípios que passam a gerir as atitudes que tomamos ao longo da vida. Quando buscamos ser um bom líder, valores como honestidade, humildade, perseverança, empatia, bom exemplo e tantos outros, contribuem para tornar melhor nossa própria vida e as dos outros. Exercemos liderança quanto tomamos atitudes de não fumar, não beber, não exagerar na alimentação, fazendo exercícios físicos ou até mesmo contribuindo na execução dos mais simples afazeres domésticos. Temos atitude de líder quando expomos a nossa opinião, seja perante a família, empresa ou escola, mesmo quando de nós não é esperada qualquer manifestação. Somos líderes quando descobrimos e utilizamos o que há de melhor em nós, os nossos potenciais, bem como quando despertamos e inspiramos outras pessoas a buscarem o desenvolvimento de suas potencialidades.

Quero reforçar: ser líder não significa somente liderar pessoas, mas sim ter atitudes de líder, seja para si ou para os outros. E, para ser um bom líder, basta agir de forma a sempre tornar melhor a sua vida e a de quem por ela passa.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

orçamento

contato