Trabalho: Oportunidade de Fazer o Algo a Mais

Certo dia, um amigo empresário comentou que ouviu nos corredores da sua empresa alguns colaboradores disputando a frase que melhor pudesse definir o quanto detestavam trabalhar.

Frases como “quem diz que gosta de trabalhar é mentiroso”, ‘”se trabalhar fosse bom ninguém pagaria por isso”, entre outras “pérolas” vindas do grupo, entristeceram aquele empresário de tal forma que, segundo ele, mesmo que por um pequeno espaço de tempo, deixou de ter sentido toda a sua luta para constituir a empresa, gerando e mantendo empregos ao longo de vários anos.

Seja em tom de descontração ou não, o termo “trabalho” muitas vezes traz consigo forte negatividade, como se fosse um peso insuportável ou até o cumprimento de uma penalidade.

No entanto, há aqueles que veem o trabalho como oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, não só como forma de melhorar o autoconhecimento e compreender os outros, criando e aprimorando redes de relacionamentos, mas também a chance de mostrar que podem vencer limitações, superar falta de recursos e liderar pessoas, fazendo o ALGO A MAIS, por si, pela família, pela empresa e pelo meio em que vivem. Esses não reclamam do trabalho. Simplesmente o consideram um meio prazeroso de conquistar objetivos.

Assim, aconselhei meu amigo empresário, num primeiro momento, a identificar, dentre os seus colaboradores, os que procuram fazer a DIFERENÇA, não só na execução de suas funções, mas também nos relacionamentos interpessoais, que é de onde se pode extrair a verdadeira essência da pessoa humana. Depois, que buscasse valorizar esses colaboradores, incentivando os demais a seguirem a mesma filosofia de vida.

Pensar no trabalho como uma oportunidade de ser e fazer o ALGO A MAIS é hábito essencialmente positivo, saudável e fundamental para a realização pessoal, alcançar o sucesso e, certamente, ser mais feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *