blog

Você já planejou o seu ano de 2020?

A maioria das pessoas inicia o ano pedindo um bom relacionamento, um novo emprego ou mais entendimento com a família. Então, eu sempre me pergunto: o que estas pessoas estão fazendo de diferente para que isso aconteça?

Costumo dizer em minhas palestras que o relacionamento vai melhorar se eu melhorar, se eu mudar de atitude. A cada ano eu faço o meu planejamento pessoal e vou compartilhar com vocês algumas dicas, porque colho bons resultados da minha metodologia.

Eu traço um plano de metas. Pego um caderno e listo as atitudes que podem garantir minha evolução nos campos pessoal, profissional e espiritual. Coloco no papel o que vou fazer para ser cada dia melhor. O que eu quero para mim, para minha família e para a minha vida? É bem básico e simples de fazer.

No campo da evolução pessoal, tudo depende de mim mesmo. Já no campo profissional, alguns fatores dependem de terceiros, mas o que eu estou fazendo para chegar lá?

Durante o ano, eu pego este meu caderno e verifico se estou no caminho certo, se estou tendo atitudes coerentes com o plano. Acredito em Deus, mas faço a minha parte. Eu levo isso muito a sério.

Quem planeja realiza mais, quem anota seus planos, realiza mais. O planejamento costuma não dar certo, na maioria das vezes, porque as pessoas deixam as metas na cabeça. Anote e estabeleça um compromisso com você mesmo.

Real x Ideal – Não se deve ficar idealizando a vida de palco das redes sociais   

Para fazer este planejamento, eu tenho os pés no chão. Eu sempre estou conectada à realidade. Em tempos de redes sociais, onde olhamos muito para o palco das outras pessoas, tendemos a devanear, mas o planejamento deve estar pautado de modo a não se distanciar muito da realidade vivenciada.

Ande é que eu vou chegar? O que eu quero comprar? Quero me dedicar mais a serviços voluntários? Trocar de casa, projetar uma nova casa, viajar com a família? Pagar o curso de inglês para o filho ou  fazer o curso que estou querendo?

O planejamento tem que contemplar coisas que trazem satisfação, sucesso, felicidade e gratidão. Não devemos pensar apenas em coisas materiais.

Particularmente, tem ano que planejo me dedicar mais à família. Quem é mãe sabe: que não dá para delegar tudo. Como viajo muito para palestrar, isso é algo que eu considero importante no meu planejamento.

Percebo frequentemente que as empresas planejam, mas as pessoas se esquecem de planejar. Precisamos nos organizar com os recursos disponíveis, definindo como fazer o necessário e fundamental para que tudo aconteça. Começar a agir e controlar, ou seja, verificar se as coisas estão caminhando conforme planejado, se precisamos frear, acelerar ou ajustar o modo de fazer.

A vida segue, tendo ou não você na direção. O dia vai amanhecer para todos. Eu sempre penso que viver é como andar a cavalo. Se você montar e não tiver as rédeas em mãos, sairá sem rumo, podendo até ser derrubado. No entanto, com as rédeas, tendo ou não a perícia necessária para conduzir o animal, é possível determinar o rumo e o ritmo do passeio. E a prática o levará com segurança à direção certa, planejada.

Se o dia vai passar do mesmo jeito, a semana vai passar e o ano vai passar. Então é importante ter o controle da direção. Mas, é vital entender que só chegamos aonde a mente chegar primeiro.

Sonhe o seu sonho

Hoje em dia temos ouvido muito as pessoas falarem em pensar grande, em ser rico, milionário, e isso acaba nos pressionando. O sonho de uma pessoa não precisa estar vinculado à riqueza ou ao sucesso midiático para deixa-la feliz. A felicidade está mais atrelada ao sentimento de sonhos e propósitos alcançados do que sensação de sucesso perante terceiros.

Podemos e devemos ser o que queremos e não o que os outros consideram perfeito. Cada pessoa sonha e realiza o que lhe satisfaz, empregando o seu talento e atuando na área que se identifica e que se sente realmente útil.

Somos responsáveis por conduzir nossas vidas. Para alçar voos, dentro da própria trajetória, a pessoa pode inovar, se reinventar e se desafiar. O planejamento tem muito a ver com isso, porque você sabe o que deve fazer e, se você não tiver todos os recursos que precisa, faça mais com menos, seja criativo. Utilize seus potenciais e realize os seus sonhos.

Se a situação ideal não acontece, não podemos deixar de agir. Dentre as muitas lições que as antigas gerações passam é que podemos improvisar, buscar soluções, cooperar, conversar com outras pessoas e encontrar o caminho para chegar aonde nossos sonhos nos querem levar.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

orçamento

contato