blog

Setembro, o mês da Vida!

Por Helda Elaine

No mês da Campanha de Prevenção ao suicídio, quero convidá-los a valorizar o lado bom de tudo e de todos, optando sempre por viver

O mês de agosto foi um mês de muita vida pra mim. Eu palestrei para milhares de pessoas em diversas cidades Brasil afora. Pude sentir a vibração das pessoas que buscam crescimento, muitas delas em estados emocionais difíceis, outras que querem se superar na carreira e pessoas que estão atentas às oportunidades que temos a cada dia.   

É com esta energia que começo setembro, trazendo uma mensagem de reflexão a todos vocês que seguem minhas redes e que, muitas vezes, se desdobram para participar dos eventos onde estou. 

Estamos no mês da Campanha de Prevenção ao Suicídio, “Setembro Amarelo”, lançada em 2015, pelo Centro de Valorização à Vida.  

Este é um tema que me comove muito, porque conheço pessoas que estão em estados depressivos e pessoas que já pensaram em tirar a própria vida, decidiram ficar e estão vivendo felizes. 

A mensagem que quero passar, agora, é de que todo nosso esforço pelo crescimento e pela batalha diária deve ser encarado com um presente divino. Todos nós passamos por situações que põem à prova nossa força mental, nossa resistência física e, por que não, a nossa fé. Diante disto, mesmo com todas as dificuldades, entre as opções que o Universo nos apresenta, eu conclamo: vamos escolher a vida: ESCOLHA VIVER.  

Em minhas palestras, costumo dizer que quem mais nos julga e mais nos condena não são os outros, infelizmente, somos nós mesmos. Facilmente esquecemos de ver tudo que somos e temos de bom, para focar apenas no negativo. Muitas vezes ignoramos que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Não somos pouca coisa, ao contrário, somos muito especiais.   

Problemas, dificuldades e desafios todos nós temos, tudo depende de como encaramos e lidamos com eles. É preciso lembrar que a noite separa um dia do outro e que, para valorizarmos a claridade, temos que conhecer a escuridão.  

Tempos ágeis 

Os tempos atuais pedem agilidade, resultados e excelência na atuação profissional. A soma destes três elementos pode ser encarada como pressão, que muitas vezes faz com que muitos de nós pensemos que não conseguiremos suportar.  

No âmbito pessoal, precisamos estar cada vez mais presentes na vida de nossos filhos, companheiros, pais e amigos, tudo isto ao mesmo tempo. Realmente, se não nos mantivermos equilibrados, o peso da vida pode nos fazer esmorecer. 

Quando a dor parece ser insuportável, é necessário pedir ajuda. Para isso, devemos abolir de vez preconceitos. Procurar uma assistência profissional na área de saúde mental não denota loucura, e sim, lucidez. Há casos em que, ter alguém para conversar, desabafar, rir e até chorar, é o que precisamos para nos manter de pé. Eis outra peça muito presente neste jogo de emoções, a solidão. 

Além de ficar atento aos nossos sentimentos e emoções, é importante olhar para o outro. É comum pessoas trabalharem umas próximas às outras e, ainda assim, não se conhecerem, e nem se cumprimentarem com um simples “bom dia”. 

Em tempos ágeis, precisamos enxergar, sentir e nos importar muito mais com as pessoas com as quais convivemos.  Em suma, precisamos amar mais e demonstrar mais este amor. Precisamos, em todos os momentos, exalar amor, pela graça de acordarmos todos os dias tendo a oportunidade de escrever mais um capítulo de nossa história e, se for o caso, mudá-la. Vamos amar a vida.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

orçamento

contato