blog

A força do cooperativismo no agronegócio paranaense

A força do cooperativismo no agronegócio paranaense

Em um ano com muitas adversidades por conta da pandemia do novo coronavírus, poucos setores não foram atingidos. Dentre eles está o pujante agronegócio, que manteve seu ritmo de produção, inclusive, fazendo “algo a mais”.

A safra de grãos 2019/2020 bateu o recorde de mais de 250 milhões de toneladas, com crescimento de 4,5% em relação à anterior, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (@Conab). Os números mostram que o agronegócio abriu as porteiras e seguiu trabalhando, garantindo o abastecimento do mercado nacional e internacional durante a pandemia.

A revista @Forbesbr publica, anualmente, o ranking das 100 maiores empresas do agronegócio no Brasil. Dentre as gigantes que constam na lista das que mais se destacaram em 2020, é válido salientar que 22 empresas são do Paraná, o que evidencia a vocação agroindustrial do Estado em que nasci, cresci e vivo até hoje.

O ranking levou em conta as empresas com faturamento no Brasil de pelo menos R$ 1 bilhão em 2019 e considerou, também, o grau de atuação direta ou indireta de cada empresa ou grupo no agronegócio brasileiro.

Dessas 22 empresas paranaenses que se destacaram na lista da revista Forbes, 12 são cooperativas agroindustriais, nas quais, já tive a honra de ser contratada e recontratada para realizar minhas palestras sobre cooperativismo, agronegócio, liderança, motivação, comportamento, vendas, protagonismo e empoderamento feminino.

O cooperativismo me encanta pelo seu viés colaborativo e seu senso de justiça, proporcionando uma relação em que todos recebem os resultados de forma igualitária, tendo seus lucros aumentados conforme a produtividade de cada um dos cooperados.

Acredito na força do cooperativismo e sempre digo nas minhas palestras que o melhor negócio é cooperar. Tenho muito orgulho de fazer parte da história de evolução dessas grandes marcas do Cooperativismo e do Agro Brasileiro: @coamocooperativa; @cvale_cooperativa; @larcooperativa; @cocamarcooperativa; @copacoloficial; @agrária; @castrolandacooperativa; @coopintegrada; @cooperativafrisia; @coopavelalimentos; @coasul; @copagril.oficial.

Em 2010, quando fiz a transição de carreira, montei a minha empresa e passei a empreender no mercado do conhecimento, minha primeira cliente foi uma Cooperativa, ou seja, a @copagril.oficial e desde lá, tenho proferido palestras em diversas Cooperativas Agroindustriais, Cooperativas de Crédito, Cooperativas de Saúde, Cooperativas Educacionais, dentre outras, nos mais diversos Estados do Brasil.

As cooperativas, em parceria com a @OCB e @Sescoop investem muito no desenvolvimento humano, promovendo cursos e palestras para colaboradores, associados, mulheres, jovens e inclusive têm um fantástico programa de disseminação do Cooperativismo nas Escolas, intitulado @CooperJovem.

O ranking da Forbes vem confirmar a relevância da atuação das cooperativas agroindustriais no desenvolvimento sustentável do agronegócio em todo o Brasil, pois, além de manter o produtor no campo, viabiliza um crescimento econômico baseado num ambiente socialmente justo e ecologicamente correto.

#cooperativasparana #parana #destaqueparaascooperativas #palestrantemulher #heldaelainepalestrante #palestras #motivacao #atitude #mudanca #agro #palestraonline #cooperativismo #cooperacao #cooperativas #lideranca #lider #poder #empoderamento #palestrantemaisrecontratada #fadelpalestrantes #rs #sc #pr #br #sp #go #somoscoop #sescoop #ocb #ocepar #cooperjovem #mundocoop #easycoop #paranacooperativo #sescooppr

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

orçamento

contato