A habilidade de se relacionar bem está se tornando rara e, ao mesmo tempo, muito requerida por empresas no mundo todo. Na era digital, em que os olhos miram apenas as telas, as pessoas têm se comunicado predominantemente por mensagens enviadas via aplicativos, rede sociais e e-mails.
Pensando neste assunto, a comunicadora, escritora e palestrante Helda Elaine dedicou um capítulo inteiro de seu livro “O Ser Humano 10D”, lançado em 2018, ao assunto relacionamento interpessoal.
Para Helda Elaine, muitos profissionais demoram a perceber que não têm habilidade de relacionamento interpessoal, colocando-se em situações difíceis e até de desemprego.
“As pessoas que não sabem ou não gostam de se comunicar usam basicamente duas justificativas quando estão desempregadas: ‘a culpa é da crise’ ou ‘todo patrão é difícil’. Poucas destas pessoas se dão conta e admitem que o real motivo de seus problemas não está na crise nem no chefe e, sim, na dificuldade que têm de se relacionar”, conta Helda.
Segundo ela, a boa notícia é que a habilidade de se relacionar pode ser treinada. Em muitos casos, dificuldades de relacionamento estão ligadas a questões da infância que podem ser resgatadas e ressignificadas.
“Assim como as pessoas herdam características físicas, herdam ou copiam características comportamentais. Algumas pessoas podem perceber que estão agindo como os ‘pais de ontem’, que não tinham o relacionamento interpessoal como prioridade, e podem começar a agir para trabalhar essa habilidade”, lembra a escritora.
Relacionar-se é importante para conquistar a confiança das pessoas, para poder ajudá-las, trabalhar em equipe e também para atingir seus objetivos de vida. Para melhorar a habilidade de se relacionar com outros indivíduos, é preciso querer aprender e aceitar a ajuda alheia.
“A arte do relacionamento pode ser aprendida porque temos capacidade cognitiva, emocional e espiritual de sobra para isso. E não se trata somente de ser inteligente. A questão é querer despertar essas inteligências em favor do tema relacionamento, que ainda é espinhoso para muitos”, acrescenta.
A importância do relacionamento no ambiente corporativo
A pessoa que sabe se relacionar, diferentemente do que se possa imaginar, não é só aquela que fala e ouve bem ou que utiliza respeito, cortesia e eficiência quando está tratando de negócios com os clientes. Esses elementos fazem parte de um pacote básico e obrigatório de relacionamento.
O colaborador que busca se relacionar bem, gosta do que faz, tem o perfil de se comprometer com a resolução de problema, tem ideias aprovadas e quer alcançar metas, mesmo que audaciosas.
Helda destaca que carisma e poder de negociação são elementos-chave da habilidade de relacionamento. “A vantagem para quem se torna especialista em relacionamento é que evolui de tal maneira que jamais recusa ajuda para evoluir ainda mais”, revela a escritora.
No ambiente profissional, outro detalhe que merece destaque é a expansão do alcance das relações, já que não estamos tratando apenas com clientes. Em qualquer empresa, ou projeto, que preveja a necessidade de participação intensa de pessoas e grupos, o especialista em relacionamento carrega a necessidade de fazer “algo a mais”, perceber que o relacionamento envolve o meio em que está inserido, as suas funções, as circunstâncias, as pessoas envolvidas e, é claro, as próprias atitudes.
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