O mundo vive a angústia da pandemia do coronavírus, um micro-organismo voraz que está mudando nosso modo de viver e nos forçando ao isolamento social.
Diante desta situação, o pensamento otimista, o mindset de aprendizado e os comportamentos empático e cooperativo podem ajudar muito.
“Como sempre digo em minhas palestras, toda situação, por pior que possa parecer, pode nos dar a oportunidade de refletir e aprender coisas novas. No caso do coronavírus, certamente os nossos relacionamentos passarão a ser mais virtuais, mas a resiliência, a empatia e a cooperação vão continuar sendo importantes para as relações humanas”, afirma a palestrante Helda Elaine.
A resiliência, para viver e trabalhar a partir das condições reais e não ficar esperando as condições ideais, é um dos temas do best-seller de Helda Elaine, “O Ser Humano 10D”.
“Nada é por acaso. Temos que perceber que a atual situação está nos colocando diante de uma nova chance de evolução, de crescimento e aprendizado. Nós não fomos criados para vivermos socialmente isolados, mas podemos aproveitar o período para refletir sobre o quanto já usamos da resiliência e da criatividade para transpor os desafios que surgiram ao longo de nossas vidas. E mais, precisamos aproveitar o momento para nos tornarmos seres humanos verdadeiramente melhores. Como? Tomando atitudes de empatia e cooperação!!”
acrescenta Helda Elaine.
A escritora acredita que, o fato de nos imaginarmos ocupando o lugar não só daqueles que estão isolados pelo fato de pertencerem a grupos de risco, mas, também, dos que atuam nos fronts de atendimento na área de saúde ou na execução de outros serviços essenciais na cidade e no campo, ou, ainda, dos que certamente mais sofrerão os efeitos econômicos do lockdown, como os trabalhadores informais, abrirá a possibilidade de agirmos com atitudes de cooperação para, juntos, vencer esta crise.
“Extrairemos importantes lições deste período. E a maior é a de que não podemos nos omitir de fazer ‘o algo a mais’. Estamos sendo divinamente chamados para cooperar com nossos irmãos na superação da crise ocasionada pelo coronavíurs. Cooperemos na superação dos obstáculos e na minimização dos efeitos colaterais.”, diz Helda Elaine.
E, por fim, ressalta a palestrante, “Se você precisar sair para adquirir mantimentos, que o faça, naquele momento, para um maior número possível de pessoas. Se puder, ofereça ajuda, inclusive financeira, àqueles que normalmente lhe prestam serviços e que, agora, encontram-se impedidos de trabalhar, sem ter como receber. Dispense do pagamento, ou ao menos adie o vencimento, de um ou mais aluguéis, pois seus inquilinos podem estar privados de obter receitas”.
“O momento está nos exigindo fé, coragem e sabedoria no agir. Somente o exercício do bom senso poderá nos levar a um pensar positivo capaz de superar a atual crise”, diz Helda Elaine.